January 15, 2021

15 dicas para tirar a Certificação Professional Scrum Master (PSM 1)

"Como tirar o PSM I?"
Como sou um Trainer oficial da Scrum.org, recebo essa pergunta constantemente, e por isso resolvi colocar todos meu conhecimento nesse artigo.

Importante: essas dicas foram escritas em Dez/2020. Se algo mudar, tentarei deixar atualizado.

 

Sobre a certificação

A PSM I da Scrum.org é uma das mais valorizadas certificações do mercado, quando falamos de Scrum. Isso por que a prova é relativamente difícil, e além disso a Scrum.org é uma organização mantida por um dos criadores do Scrum – Ken Schwaber.

Não é necessário fazer o curso oficial para fazer a prova – não tem pré-requisitos. Porém quem faz o curso oficial, ganha 2 chances de fazer a prova (veja abaixo).

Se você fizer um curso oficial da Scrum.org, assim que terminar o curso você é convidado para fazer o cadastro na Scrum.org. No seu cadastro (no seu perfil), vai aparecer que você fez um curso oficial – isso é bom, pois tem empresas que buscam pessoas que fizeram o curso e possuem a certificação).

Em seguida você recebe um voucher para fazer a prova. Se você fizer a prova em até 14 dias e não passar na prova, você ganha outro voucher gratuito, automaticamente. Esse benefício só existe para quem faz o curso oficial.

A prova é feita somente em inglês, mas já vi muitas pessoas que não sabiam nada de inglês e que conseguiram tirar a certificação, usando o Add-on da tradução automática no Google Chrome.

Você faz a prova da sua casa, precisando apenas um computador com acesso a internet.

São 80 questões para serem respondidas em 60 minutos de prova. Você precisa de pelo menos 85% de acerto, o que equivale a cerca de 68 questões

Tanto a PSM I quanto a PSM II, são perguntas de escolhas. A PSM III tem algumas perguntas dissertativas.

Para fazer a prova, você pode comprar o voucher direto da Scrum.org por $150, ou fazer um treinamento oficial.

Você não precisa renovar essa licença. Uma vez feita a prova e obtido o certificado, ele não expira e é seu pra sempre.

Uma vez que você compra o voucher para fazer a prova, esse voucher não tem data de validade, ou seja, você pode comprar o voucher hoje e fazer a prova daqui 2 anos.

 

15 dicas para quem vai fazer a prova

  1. Leia o Scrum Guide, algumas vezes, pelo menos 2 vezes. Mas de preferência, leia mais do que 2 vezes. Estude o Scrum Guide. Imprima o guia, anote dúvidas, releia, rabisque.
  2. Leia o Glossário do Scrum – https://www.scrum.org/Resources/Scrum-Glossary pelo menos 1 vez.
  3. Veja os fóruns de conteúdo da Scrum.org. Evite buscar conteúdos fora, em outros sites, pois ele pode te ensinar algo que te atrapalhe. 
    1. Se você está com mais tempo, aqui tem ótimos conteúdos direto da Scrum.org
  4. Lembre-se que você precisa ser um bom fazedor de prova. Entre na prova, tentando entender o que a questão quer te avaliar. Tem muita gente que sabe Scrum, mas é um mal fazedor de prova.
  5. Não contextualize durante a prova. Ele não quer saber como você faz no seu dia a dia o Scrum. Ele quer saber se você entendeu de verdade o Scrum. Por isso, não contextualize.
  6. Muitos times fazem o Scrum Zumbi, com disfunções no dia a dia. Por exemplo "Eu faço Scrum mas não tenho Product Owner" – chamamos isso de um time disfuncional, ou Scrum Zumbi. E o Scrum Zumbi é um caminho para chegar ao Professional Scrum. Mas na prova, ele quer saber se você conhece o Professional Scrum e não se você pratica o Scrum Zumbi.
  7. Faça o a prova Open Assessment da Scrum.org. É gratuita. Faça várias vezes essa prova, até conseguir tirar 100%, 3 vezes seguidas. Isso vai fazer você entender como funciona o modelo de perguntas da Scrum.org. Ao final de cada Open Assessment, você consegue ver os acertos e erros, e aprender com isso.
  8. Para quem não entende muito de inglês, usar o Addon do Google Chrome que traduz automaticamente a página. Por exemplo, entre no ScrumGuide em inglês, usando o Browser Google Chrome. Clique com o botão direito na página e vai aparecer a opção Traduzir. A tradução feita pelo Google Chrome é muito boa na minha opinião. Se você planeja fazer a prova dessa maneira, então:
    • leia o Scrum Guide desse jeito, e faça o Open Assessemnt assim também. Ou seja, se prepare usando essa técnica de traduzir a página automaticamente, e depois faça a prova assim também
  9. Sugiro muito você fazer o curso oficial da Scrum.org, por alguns motivos
    1) Você vai ganhar 2 voucher para fazer a prova (se fizer a primeira tentativa em até 14 dias e não passar, ganha a segunda chance gratuita);
    2) Você vai aprender o Scrum direto de um Trainer da Scrum.org. Vai aprender com alguém “de lá de dentro”.
    3) Você vai aprender o Scrum de verdade também. Não basta ter o PSM1, você precisa saber aplicar ele, e isso você só aprende no curso. Já vi muitas pessoas tirando a certificação por contra própria, e depois vindo fazer o curso oficial, pois está tendo problemas no mercado e no trabalho.
  10. Tome cuidado com simulados disponíveis por ai. Muitos deles, tem perguntas até parecidas com a prova oficial, mas muitas vezes com respostas erradas.
    Eu recomendo muito esse simulado aqui, pois é feito por um PST da Scrum.org. Os demais simulados, eu não recomendo, pois as vezes vai até te confundir.
  11. Garanta que você estará 60 minutos tranquilo e com internet. Uma vez que você começou a prova, você não pode parar.
    • de preferência, deixe um celular com internet roteando, caso precise de um backup para sua internet
    • você não é monitorado durante a prova, mas não dá tempo para acessar sites ou consultar. Ou você sabe ou não sabe.
  12. Ao final da prova, na hora, você já sabe se passou ou não. Ele não te fala quais perguntas você errou. Ele apenas te mostra um relatório consolidado com as áreas de conhecimento, e o % de acerto em cada área. As principais áreas são – Scrum Framework, Teorias e Princípios, Auto Organização e Coaching e Facilitação
  13. Em cada pergunta, você pode marcar para “Revisão” (bookmark em inglês). Se no final da prova, você tiver com algum tempo sobrando, você pode voltar nessas questões marcadas para Revisão, e tentar reler e rever a pergunta.
  14. Atenção ao número de respostas solicitadas. As vezes têm perguntas de múltipla escolha, solicitando 3 opções por exemplo, e a pessoa escolhe apenas uma opção como resposta. Acaba errando de bobeira a pergunta.
  15. Se está em dúvida, elimine as respostas erradas, antes de tentar achar a resposta certa.

 

Não escondi nenhuma informação – deixei meu conhecimento bem transparente.

Boa sorte na prova, e vamos mudar o mercado, criando melhores Produtos!