Skip to main content

5 Ideias para melhorar o foco e colaboração na sua Daily Scrum

July 3, 2023

Uma das disfunções mais comuns encontradas em Times Scrum é a transformação da Daily Scrum em um relatório de status, onde cada Desenvolvedor fornece o status do item de trabalho que está desenvolvendo e, no final, ninguém realmente sabe como estão se saindo em relação à Meta da Sprint. Todos nós que já passamos por Times Scrum percebemos que esse não é o melhor caminho... Com o tempo, os Desenvolvedores se tornam cada vez menos dispostos a colaborar, cada um fechado em seu próprio mundo, até que um dia nos perguntamos se realmente temos um Time Scrum ou apenas um grupo de pessoas que por acaso trabalham juntas no mesmo espaço.

Mas como podemos nos prevenir contra isso? Ou, se isso já está acontecendo hoje, como podemos começar a remediar?

É importante lembrarmos aqui do propósito da Daily Scrum. Esse é um evento de planejamento e tomada de decisão rápida, que acontece todos os dias da Sprint e conta com a participação de todos os Desenvolvedores do Time Scrum. O propósito é inspecionar o progresso do trabalho em direção à Meta da Sprint e adaptar o Sprint Backlog conforme necessário para otimizar as chances de alcançar a meta.

Aqui estão algumas sugestões para promover maior foco e colaboração na sua Daily Scrum:

1- Foco na Meta da Sprint: Lembre-se de que a Meta da Sprint é o compromisso do Sprint Backlog. Sendo assim, é a melhor bússola que os Desenvolvedores podem usar para guiar suas interações durante a Daily Scrum. Perguntem-se: "Vemos algum obstáculo para alcançar nossa Meta da Sprint?" e, se a resposta for positiva, "Como podemos removê-lo hoje?"

2- Foco no fluxo: Para promover uma entrega contínua de valor, devemos gerenciar ativamente o fluxo de trabalho em nosso sistema. Temos algum gargalo em alguma parte do nosso processo? Itens bloqueados? Esquecidos, despriorizados ou simplesmente esperando por algo para poderem avançar? Perguntem-se também: Qual item está há mais tempo em nosso fluxo (incluindo possíveis itens bloqueados)? O que podemos fazer para fazer esses itens avançarem hoje?

3- Foco na entrega de valor: Em vez de se concentrarem nas tarefas sendo desenvolvidas por cada Desenvolvedor, perguntem-se coletivamente: "Quais itens do nosso Sprint Backlog estão mais próximos de serem finalizados?" e "O que podemos fazer para concluí-los hoje mesmo?". Lembre-se de que a ideia de valor é uma suposição até que algo esteja efetivamente nas mãos do usuário. O que podemos fazer para que isso ocorra o mais cedo possível?

4- Foco na melhoria contínua: Outro ponto de potencial alavancagem das Daily Scrums é serem um checkpoint para ações de melhoria identificadas na Sprint Retrospective, que também podem ter sido incluídas como parte do Sprint Backlog para a Sprint. Desenvolvedores podem se perguntar: "O que estamos fazendo em relação aos itens de melhoria que identificamos?" e "Há algo mais que podemos melhorar hoje?"

5- Foco em conversas relevantes: Por último, mas não menos importante, certifique-se de que as conversas durante a Daily Scrum sejam focadas na inspeção do trabalho e que o evento não se transforme em uma sessão de resolução de problemas. O timebox aqui é seu melhor aliado. Independentemente do tamanho do seu time, esforcem-se para manter o evento dentro dos 15 minutos de duração do timebox. Sessões posteriores podem e muitas vezes são usadas para exploração e resolução de problemas.

E aqui vai um parabéns para aqueles que lembraram que Foco é um dos 5 Valores do Scrum! TODOS os Valores do Scrum podem ser usados para melhorar a qualidade da Daily Scrum (e todos os outros eventos) em geral. 🙂

E então, como vocês usariam os outros 4 valores para melhorar ainda mais a sua Daily Scrum? Que outras ideias já experimentaram em seus times? Qual foi o resultado?


What did you think about this post?