Skip to main content

Agilistas 4.0: A Evolução Necessária para um Impacto Real no Mercado

January 10, 2024

No meu dia a dia, interajo constantemente com empresas e seus times digitais (seja squads de TI ou times integrados com as áreas da empresa). Como especialista, meu foco é impulsionar a criação de times digitais de alta performance - times que geram mais valor em menos tempo, que gerem impacto significativo visível nos ponteiros da organização.

Nesse contexto, percebo um gargalo significativo e uma tendência preocupante: o papel do Agilista. Atualmente, muitos Agile Masters e Scrum Masters têm se limitado a ser executores de tarefas, excessivamente concentrados em ritos e ferramentas, adotando uma postura passiva quanto as entregas dos times. Esse perfil, que denomino Agilista 2.0, acaba por gerar um impacto reduzido nas organizações, resultando muitos desperdícios e até no desmantelamento de departamentos de agilidade. 

Imagine um time onde o Agilista se limita a conduzir ritos mecânicos, sem entender profundamente os desafios de negócio. O resultado? Projetos atrasados, objetivos desalinhados e oportunidades de mercado perdidas. Recentemente, vi um projeto crítico ser adiado em meses devido a essa abordagem superficial, custando à empresa não apenas tempo, mas também a confiança de seus stakeholders.

No entanto, tenho observado outros times que seguem um caminho distinto e oposto. Times que contam com agilistas que impulsionam significativamente suas equipes, elevando assim o valor das entregas. A chave para transformar essa realidade? A implementação de um modelo que chamo de Agilistas 4.0 (ou agilista profissional).

O Perfil do Agilista Mecânico (2.0)

Para entender o cenário atual, observamos o perfil do agilista mediano. Este profissional frequentemente se perde em debates sobre se deve adotar Scrum ou Kanban, sem mergulhar na essência dessas metodologias. Suas características incluem:

  • Uma tendência a discutir sobre ferramentas, como Scrum ou Kanban, sem explorar sua aplicação profunda.
  • Uma visão limitada do Scrum a apenas ritos e do Kanban a um quadro de tarefas.
  • Um papel visto como comoditizado - atuando simultaneamente em 3 a 5 times, com a função reduzida a agendar reuniões.
  • Retrospectivas tratadas apenas como sessões de desabafo, sem planos de ação concretos ou iniciativas de melhoria contínua.
  • Reclamações frequentes sobre falta de voz ou liberdade para fazer diferenças significativas.
  • Desinteresse ou falta de habilidade para discutir aspectos do negócio.
  • Enxergam a agilidade como um fim em si mesma, não como um meio para alcançar entregas de maior valor.
  • Habilidade para ler métricas, mas sem capacidade de transformá-las em impacto para o negócio, o que deixa executivos e profissionais de negócios frustrados.
  • Limitação ao trabalho interno do time, sem habilidades para coaching em auto organização, para o Product Owner ou para a empresa.
  • Uma abordagem não orientada a dados para fundamentar suas opiniões, focando mais nas ferramentas do que nos resultados de negócios.
  • Dificuldade em responder a questões cruciais como "Como aumentar a eficácia do time?"
  • Tratamento de impedimentos como meros itens no quadro, sem a devida atenção ou ação.

Essas características delineiam um agilista que opera mais na superfície, sem mergulhar nas profundezas necessárias para gerar um verdadeiro impacto e transformação no contexto ágil.

A Ascensão do Agilista Profissional (4.0)

Em contraste com o Agilista 2.0, o Agilista 4.0 emerge como uma verdadeira força transformadora no cenário ágil. Este profissional transcende a mera aplicação de ferramentas e ritos, focando-se em gerar um impacto profundo e significativo no negócio.

Características distintas do Agilista 4.0 incluem:

  • Uma abordagem voltada para a geração de impacto substancial nos resultados do negócio.
  • Foco em aumentar a eficácia e eficiência do time.
  • Um estudo aprofundado de técnicas como Scrum e Kanban, empregando essas ferramentas para ampliar a performance do time.
  • Promoção da melhoria contínua como um aspecto cultural do time, visando a alta performance.
  • Habilidade para criar planos estratégicos e atuar como um agente de mudança, mesmo quando percebe a necessidade de mais voz.
  • Um interesse ativo pelo negócio, reconhecendo a importância de mover o "ponteiro do negócio".
  • Perspectiva da agilidade como um meio para alcançar entregas de alto valor.
  • Procura por novas ferramentas e inovações, como a IA, para aumentar a produtividade do time.
  • Uma abordagem orientada a dados, utilizando métricas para formular hipóteses e planos de ação baseados em evidências.
  • Atuação não só dentro do time, mas também na periferia e fora dele, para maximizar a entrega de valor.
  • Excelente habilidade de comunicação, capaz de conectar visão, plano e desafios com as pessoas envolvidas.
  • Um compromisso com a identificação e remoção de impedimentos, visando a otimização da eficácia do time.

O Agilista 4.0, portanto, não é apenas um facilitador, mas um líder estratégico, impulsionando times em direção à excelência e ao alto desempenho.

A transição para Agilistas 4.0 traz benefícios tangíveis: aumento na velocidade de entrega de projetos, melhoria na qualidade e inovação dos produtos, e uma elevação notável na satisfação dos clientes. Estamos falando de uma mudança que não apenas otimiza processos, mas que redefine o impacto dos times no sucesso geral da empresa.

O Impacto dos Agilistas 4.0 nas Empresas

A adoção do perfil do Agilista 4.0 nas empresas pode ser um divisor de águas. Eles têm a capacidade de conectar as atividades do time com os objetivos estratégicos do negócio, garantindo que cada ação contribua de forma significativa para o resultado final. Com um Agilista 4.0, as empresas podem esperar uma maior eficácia, produtividade e inovação em seus times.

Se você vê esses desafios refletidos na sua organização, está na hora de agir. Vamos conversar sobre como elevar seus Agilistas ao nível 4.0, transformando-os em líderes estratégicos e agentes de mudança que podem levar seus times - e sua empresa - a um patamar superior de sucesso no mercado.


What did you think about this post?