Skip to main content

Como começar com o Scrum

September 6, 2023

[Apenas 4 minutos de leitura]

O que você verá aqui:

  • Uma sugestão de como iniciar com o Scrum, separado em
    • Fase de Preparação e Organização
    • Rodando o primeiro Sprint
    • Evolução e Melhoria Contínua
  • Outra sugestão, mas mais simplificada para iniciar com o Scrum
  • Leituras complementares

Introdução

Quando estou aplicando treinamento ou em consultoria, uma pergunta recorrente que recebo é: Por onde começar com o Scrum? Por isso resolvi criar esse artigo.

Começar a usar o Scrum em um time requer planejamento e uma abordagem cuidadosa. 

Muitas pessoas falham nesse momento tão importante, gerando prejuízos e descrenças sobre o modelo.

Não existe uma forma única, um modelo prescritivo de como implantar e iniciar com o Scrum.  Aqui estão algumas dicas de como você pode iniciar - mas não use elas como receita pronta. Veja o que faz mais sentido para você.

1. Preparação e Organização

1. Entendimento do Scrum: Antes de tudo, é importante que você e sua equipe entendam os princípios, valores e práticas do Scrum. O Scrum Master é a pessoa que mais precisa de conhecimento, para conseguir guiar os demais membros. Para eles, um treinamento mais simples sobre os princípios e práticas do Scrum será o suficiente. 

É útil investir em treinamento para a equipe e para os papéis do Scrum. Isso pode envolver a participação em cursos de certificação Scrum ou a contratação de um coach ágil experiente.

2. Formação do Scrum Team: Um Scrum Team (time Scrum) típico consiste em um Scrum Master, um Product Owner e Developers. Certifique-se de que esses papéis sejam claramente definidos e que as pessoas estejam dispostas a assumi-los.

3. Definição do primeiro Projeto: Escolha um projeto ou iniciativa que seja adequado para a implementação do Scrum. Pode ser um projeto pequeno ou uma parte de um projeto maior. Interessante analisar qual projeto possui maior apoio da liderança.

4. Definição do Product Owner: O Product Owner é responsável por definir e priorizar o Product Backlog. Certifique-se de que o Product Owner tenha uma compreensão clara das necessidades dos clientes e do mercado.

5. Criação do Product Backlog: Trabalhe com o Product Owner para criar um Product Backlog com itens que representam o trabalho a ser realizado. Os itens do Product Backlog podem ser priorizados com base no valor para o cliente, mas isso às vezes é difícil de se conseguir logo de começo. É normal o Product Backlog nascer mais simples, e ir ganhando mais consistência com o passar do tempo.
Para essa fase inicial, sugiro:

  • Criar o Product Goal: No final desse projeto, qual o resultado que queremos atingir? Com base nisso, crie o Product Goal, nossa meta maior. Costumo fazer a seguinte brincadeira: se eu fosse receber um aumento por que batemos a meta do projeto, o que deveria ter acontecido, quais as metas atingiremos?
  • Criar a versão inicial do Product Backlog: Junte algumas pessoas do time e alguns stakeholders, faça um brainstorm, por exemplo com a seguinte pergunta: Quais itens devemos implementar para atingir o Product Goal? As respostas vão te dar a primeira versão de Product Backlog.

6. Organize o Product Backlog: Trabalhe com o Product Owner para obter um backlog ligeiramente organizado:

  • Ordenação / Priorização: Com a lista de itens a ser desenvolvido, ordene ou priorize os itens que serão criados primeiro. Coloque esses itens no topo do Product Backlog
  • Refine: Para os itens do topo, adicione detalhes, descreva com mais precisão as necessidades, o que deve ser feito e o que não faz parte do escopo do item. Peça ajuda aos Developers nesse momento.

7. Definição da ferramenta de gestão do Product Backlog: Escolha uma ferramenta de gestão de projetos que suporte a criação e o gerenciamento eficaz do Product Backlog. Essa ferramenta é fundamental para acompanhar os itens do Product Backlog, priorizá-los, adicionar detalhes e manter a transparência. Entre as opções, gosto de usar o Jira, Azure, Trello, Miro ou uma parede com post its.

8. Reunião de Kickoff do projeto: Esse item depende muito do contexto. Em alguns cenários isso não se encaixa, já em outros, isso faz muito sentido. Chame pessoas internas do time, pessoas interessadas que estão fora do time, e se for viável chame também líderes relevantes, para comunicar a todos sobre o novo modelo de trabalho e o início do novo projeto.

2. Rodar o primeiro Sprint

9. Realização da Sprint Planning: Agora é hora de começar o jogo propriamente dito. O Scrum Team se reúne no Sprint Planning para selecionar os itens do Product Backlog para o próximo sprint e definem as metas do sprint.

10. Execução dos Sprint + Dailys: Sprints são iterações fixas de tempo (geralmente de 1 a 4 semanas) em que a equipe trabalha para entregar o trabalho planejado. Durante o Sprint, o time realiza a Daily Scrum para monitorar o progresso e fazer os alinhamentos rápidos. Sugiro o time começar com sprints curtas, de 1 semana e no máximo 2 semanas.

11. Realização da Sprin Review: Após o término de cada Sprint, a equipe realiza uma revisão com stakeholders para demonstrar o resultado do trabalho e discutirem o projeto, como está  o progresso para atingir o Product Goal. Esse evento gera muitos insumos importantes para uma evolução no Product Backlog.

12. Realização da Sprint Retrospective: A equipe realiza uma Retrospectiva no final de cada Sprint para avaliar o processo e identificar melhorias. Isso ajuda a aumentar a qualidade e a efetividade do time.
Existem inúmeras técnicas para se rodar uma Sprint Retrospective, mas a mais básica consiste em perguntar ao time "O que foi bom nesse Sprint?" e "O que poderia ser melhor nesse Sprint?". É fundamental que o time saia com um plano de ação de melhorias para ser implementado já no próximo Sprint. 
Com base nas lições aprendidas, a equipe faz ajustes contínuos no processo para melhorar a eficácia e a eficiência.

3. Evolução e Melhoría Contínua

13. Continue rodando Sprints: Depois de rodar o primeiro Sprint, agora é hora de continuar:

- O Product Owner continua a refinar, ordenar, priorizar e gerir o Product Backlog, constantemente

- O Scrum Team continua a Planejando, executando e revisando os Sprints, fazendo entregas em períodos curtos

- O Scrum Team continua fazendo melhoria contínua.

- O Scrum Master continua promovendo uma cultura e capacitação ao time, bem como a identificação de técnicas e práticas para deixar o time mais eficiente. Promova uma cultura de colaboração, transparência e responsabilidade dentro da equipe. Isso é fundamental para o sucesso do Scrum.

 

Achou muito complexo? 

Vai aqui um modelo mais simplificado, caso o seu cenário seja mais simples.

Execute toda a fase de preparação, mas mais curta. Destacando ponto de atenção para os seguintes pontos:

  • Entendimento do Scrum: Garanta que os envolvidos tenham o mínimo de conhecimento sobre Scrum.
  • Formação do Scrum Team: Defina os papeis do time dentro do Scrum.
  • Definição do primeiro Projeto: Escolha um projeto ou iniciativa que seja adequado para a implementação do Scrum.
  • Criação do Product Backlog: Trabalhe com o Product Owner para criar um backlog de itens que representam o trabalho a ser realizado. Não deixe de fora a criação do Product Goal. Refine e priorize o trabalho a ser feito.
  • Defina a ferramenta de gestão do Product Backlog.

Terminado a preparação, inicie a execução do primeiro Sprint

  • Realize Sprint Planning: Crie uma meta para o time.
  • Execução dos Sprint + Dailys: Durante o sprint, o time realiza as Daily Scrum para monitorar o progresso. Sugiro o time começar com sprints curtas, de 1 semana e no máximo 2 semanas.
  • Realização da Sprint Review: Se não estiver pronto ainda, execute a Sprint Review sem stakeholders ainda, mas planeje quando isso será ajustado.
  • Realização da Sprint Retrospective: Não abra mão da Sprint Retrospective de jeito nenhum. Comece simples e vá melhorando.
  • Continue rodando Sprints.

 

Concluindo

Lembrando, o Scrum Guide não prescreve como você deve iniciar no Scrum. Estou aqui colocando sugestões do que já deu certo no passado para mim. Compartilhei justamente parte do conhecimento que eu indico aos meus clientes nos treinamentos e consultorias.

A implementação do Scrum é um processo de aprendizado contínuo. No começo dificilmente vamos conseguir sair do zero e já atingir a alta maturidade. As vezes precisamos ser flexíveis no início, e se adaptar às necessidades específicas da equipe e da organização. Além disso, a busca pela alta maturidade ágil envolve prática constante, melhoria contínua e a incorporação de feedback para otimizar o processo.

Quer saber mais? Recomendo fortemente que você busque um treinamento PSM1 oficial - não pela certificação, mas pelo conhecimento e networking que será adquirido. Isso com certeza irá te destacar em sua empresa ou no mercado, por que além da certificação, você conseguirá gerar alto valor para os times.
(clique aqui e veja as próximas agendas de PSM1 em português)

Quer saber mais ainda? Seguem sugestões de conteúdos complementares, para te ajudar nessa jornada:


What did you think about this post?