January 26, 2021

Como deixar meu time mais ágil? Técnica que todo líder que trabalha com times ágeis deve conhecer

Se você é ou busca ser um Líder Ágil, você precisa conhecer essa técnica de como deixar seu time mais ágil.

Antes de falar da técnica, é importante você entender o que é um Líder Ágil. Quer saber mais sobre Líder Ágil, veja esse artigo

Essa e outras técnicas fazem parte do treinamento Professional Agile Leadership (PAL-e), oficial da Scrum.org, que é focado em formar líderes que atuam com times ágeis.

 

O nome da técnica é "Why Agile?"

Por que estamos utilizando o ágil dentro da organização?
Por que quero que meu time seja mais Ágil?

Why Agile?

O grande fato é: muitas vezes as pessoas da organização querem ser mais ágeis, mas elas não sabem "o porquê". Muitas vezes elas não sabem nem dizer "o que" é ser mais ágil. Confundem ser mais ágil com ser mais digital por exemplo. Alguns steakholders querem ser mais ágeis, mas possuem ideias e visões diferentes sobre a própria agilidade.

Então chegamos em um cenário onde todos querem ser mais ágeis mas não sabemos nem porque e nem o que é ser mais ágil.

Se você, como um líder, não consegue definir o que é ser mais ágil, ou você próprio não tem clareza do porque estão utilizando a agilidade, porque estão buscando ser mais ágeis, você tem grande chance fracassar, de não atender as expectativas dos envolvidos, por que a definição de ágil não é clara e o porque o propósito não é unânime.

Se você não tem uma clareza, se você não tem um consenso entre a organização do "Why Agile?", você pode trabalhar, trabalhar, trabalhar e muitas vezes chegar lá no final de um ciclo, e ter um resultado que desagrade.

"WHY AGILE?" típicos nos treinamentos

Quando nós fazemos essa dinâmica no curso oficial PAL-e as pessoas possuem certa dificuldade de responder "WHY AGILE?". Fazemos dinâmicas e promovemos brainstorms, e geralmente vamos encontrar cinco principais respostas para "Why Agile?". Se você fizer na sua organização essa dinâmica, pode ser que obtenha respostas iguais ou diferentes.

Então os 5 "Why Agile?" que nós mais ouvimos dentro do treinamento:

  • Porque está na moda: As pessoas não respondem com essas palavras, mas elas respondem que precisam ficar aderente às práticas do mercado, ou coisas do tipo. Basicamente, ela não quer ficar para trás. Muitas organizações querem ficar compatível com o mercado, compatível com as boas práticas, e esse é um item que a ouvimos muito, talvez o que mais ouvimos.
  • Porque "eu quero ser mais ágil": Quando escuto esse item no "Why Agile?", sempre devolvo com uma pergunta "Mas o que é ser mais ágil para você? como nós vamos medir que você foi mais ágil?". Surgem duas respostas: valor e produtividade - se eu conseguir entregar mais valor com a minha equipe, ou se eu conseguir entregar mais resultados, ou se eu conseguir entregar mais itens, se eu conseguir ser mais eficiente - então eu serei Ágil. Basicamente, se eu for mais eficiente ou mais eficaz, serei mais ágil.
  • Melhorar as entregas: tem equipes que falam "Eu até entrego, eu faço entregas no final do dia. Hoje meu time é bom e eu consigo fazer entregas, mas eu sei que essas entregas poderiam ser melhores". Existe um sentimento em alguns líderes, que as entregas são meio doloridas, meio cansativas. Eles se perguntam: "Como eu consigo melhorar um pouco a minha entrega, sem sofrer tanto, sem ser tão dolorido?". E então buscam na agilidade, a resolução dos problemas.
  • Melhorar a gestão e a governança: Aplicando uma governança ágil, vamos ter mais visibilidade, vamos conseguir entender os impedimentos dos times, a comunicação vai fluir de uma forma mais eficiente, a gestão como um todo vai ser melhor. Por isso alguns líderes querem ter maior maturidade ágil.
  • Gerir risco de uma forma diferente: Talvez como um consolidado de todos os outros pontos, algumas organizações querem tratar melhor os riscos. Seja porque a agilidade pode promove maior interação com os stakeholders, seja porque as entregas curtas promovem um bom ambiente e visibilidade, seja por que a autonomia pode aumentar o compromisso - tudo isso pode te permite gerir o risco de uma forma diferente .

Pode ser que na sua organização a resposta seja um desses cinco pontos que nós colocamos ou pode ser que existam outros.

Por que é isso é importante?

Se dentro de uma organização não existe um consenso sobre o que é ágil, e por que estamos querendo ser mais ágeis, muitas disfunções e cenários de improdutividades aparecem.

Imagine o seguinte cenário: você descobre que na verdade seu chefe só que ser ágil por que está na moda, e que isso está ligado a visibilidade do trabalho dele. Se ágil pra ele é apenas algo mais de aparência, você como um líder, vai focar em aspectos mais processuais, de parte mecânica de algum framework, em promover eventos do assunto, ou seja, em ficar na "moda" o mais rápido.
Porém, imagina que você descobre junto dos seus superiores que eles querem na verdade é melhorar a gestão e governança, você como um líder vai poder focar mais em aspectos de controle, de ferramentas, de métricas e visibilidade.

Percebem que para cada resposta do "Why Agile?" obtida, as ações dos líderes são diferentes?

Uma vez que exista um consenso sobre o que é Ágil e por que queremos ser ágeis, temos o propósito muito claro, o Líder Ágil consegue traçar um caminho de como você vai suportar aquela equipe, ou muitas vezes como você não vai atrapalhar aquela equipe, como vai guiar o time para atingir os objetivos o mais rápido possível.

Preciso mudar o modelo de trabalho? Preciso fazer um treinamento diferente para as pessoas? O nível de maturidade da minha equipe está boa? Devo focar primeiro em qualidade, produto ou processo? Essas perguntas terão respostas mais fáceis de serem obtidas após a dinâmica do "Why Agile?".

A partir da definição clara do seu objetivo, você vai conseguir montar um plano de como vai deixar sua organização mais ágil e como vai atingir os objetivos traçados.

Essa técnica tem um grande potencial para um Líder Ágil. Com essa técnica, você consegue:

  • entender o que você pode mudar
  • o que você pode customizar da agilidade
  • o que você pode fazer de coaching para a equipe
  • o que você pode apoiar no seu time e destravar o potencial
  • inspirar e guiar as pessoas para os objetivos o mais rápido possível

Espero que essa técnica do treinamento Professional Agile Leadership (PAL-e) seja útil para você e que você consiga aplicar no seu dia a dia, te ajudando a fazer sua carreira decolar e entregar melhores resultados.