Skip to main content

Desafios do Scrum Master na Primeira Sprint

February 8, 2024

Assumir o papel de Scrum Master (SM) numa nova equipa e preparar-se para a primeira Sprint envolve desafios que não estão no Guia Scrum e nem nos livros. Este texto aborda tais desafios e apresenta estratégias para aumentar as chances de um início eficaz na sua jornada Agile.

Construir Relações de Confiança

Desafio: O primeiro obstáculo para um SM ao iniciar é desenvolver relações sólidas e cultivar confiança com (e entre) os membros da equipa. Quando as pessoas desconfiam umas das outras ou questionam as suas intenções, podem acabar por relutar em seguir diretrizes, implementar as práticas ou até mesmo em cooperar/colaborar. No fim do dia, segue-se a máxima "pessoas e relacionamentos".

Estratégia: Inicie com ações voltadas para o conhecimento profundo de cada membro da equipa, as suas motivações, inquietações e o que esperam do projeto. Faça com que cada um se apresente, gere conexão entre eles por meio de temas de fora do trabalho (hobbies, por exemplo) e, se possível, use de elementos sociais como cafés, almoços, happy hours, etc.

Preparar o Product Backlog

Desafio: Um Product Backlog mal preparado pode postergar o arranque da Sprint, causar confusão e ineficiência. Embora a principal responsabilidade sobre o backlog seja do PO, o SM desempenha um papel vital na sua preparação e refinamento.

Estratégia: Colabore estreitamente com o PO para assegurar que o Product Backlog esteja claro, priorizado e compreensível para todos. Organize sessões de refinamento do backlog antes da Sprint Planning, onde o SM facilita o diálogo, fomenta um entendimento compartilhado e apresenta técnicas/dinâmicas como Impact Map, User Story Mapping, Divisão em Épicos, PBB, Planning Poker, Matriz de Priorização, etc.

Estabelecer Workflow e Ferramentas

Desafio: Definir um processo de trabalho mínimo e escolher ferramentas apropriadas são importantes para a execução da primeira Sprint. Processos confusos e ferramentas inadequadas podem causar bloqueios e atrasos.

Estratégia: É imprescindível estabelecer o workflow da equipa de forma a introduzir conceitos como gestão visual e gestão ativa do trabalho em progresso. Faça uma sessão (de preferência antes da Planning) para identificar as etapas do processo e as ferramentas adequadas para o seu acompanhamento. É importante começar a Sprint com a Definição de Pronto criada, um Quadro Kanban definido e ferramentas configuradas.

Conclusão

É o que temos por hoje. Ao fortalecer relações de confiança, preparar o Product Backlog de forma detalhada e definir processos e ferramentas adequados, o SM estabelece uma base firme para a arrancada rumo ao sucesso do seu produto/projeto.


What did you think about this post?