Skip to main content
Blog Post

Agilistas 4.0: A Evolução Necessária para um Impacto Real no Mercado

January 10, 2024
Este artigo aborda aspectos cruciais relacionados ao papel do Agilista, destacando a transição do Agilista 2.0 para o Agilista 4.0 e os impactos nas empresas, promovendo eficiência, inovação e conectividade estratégica: 1. Times Digitais de Alta Performance; 2. Agilista Mecânico vs. Agilista Profissional (4.0); 3. Perfil do Agilista 2.0: Limitações e Impactos; 4. Características do Agilista 4.0: Transformação e Impacto.
Blog Post

PSM1: Vale a Pena Investir em um Treinamento Oficial ou Estudar Sozinho?

December 18, 2023
Planeja a certificação Professional Scrum Master I (PSM I), mas está em dúvida entre investir em um treinamento oficial ou se preparar por conta própria? Este artigo é para você. Nele, exploramos as vantagens e desvantagens de cada abordagem, destacando como a escolha do treinamento certo pode impactar não apenas suas chances de passar no exame, mas também seu entendimento profundo do Scrum e sua capacidade de aplicá-lo efetivamente no ambiente de trabalho.
Blog Post

Como começar com o Scrum

September 6, 2023
Uma pergunta recorrente para quem está iniciando no Scrum: Por onde começar com o Scrum? Nesse artigo você verá sugestões de como começar com o Scrum - o que pode ser feito antes do primeiro Sprint, rodando o primeiro Sprint e o que fazer na sequência.
Blog Post

Entenda de uma vez por todas o que é Definition of Done

October 15, 2022
Muitas pessoas que estão começando sua jornada como Scrum Master ou estão dentro de Scrum Teams, possuem dificuldade para entender o que é o Definition of Done (DoD), e a sua verdadeira importância. Na maioria das vezes, acabam confundido com critérios de aceite, ou limitam o compromisso a um simples check list, que após sua criação raramente é revisado pelo time. O desconhecimento sobre o assunto, faz com que essas pessoas tenham dificuldades na hora de realizar a prova e tirar a tão sonhada PSMI. Então resolvi escrever esse artigo para desmistificar o que é a Definition of Done e trazer exemplos da sua aplicação em diferentes situações.