Skip to main content
Blog Post

Desafios do Scrum Master na Primeira Sprint

February 8, 2024
Assumir o papel de Scrum Master (SM) numa nova equipa e preparar-se para a primeira Sprint envolve desafios que não estão no Guia Scrum e nem nos livros. Este texto aborda tais desafios e apresenta estratégias para aumentar as chances de um início eficaz na sua jornada Agile.
Blog Post

Product Goal: Mantenha o Foco no Mais Importante

February 8, 2024
No framework Scrum, o Product Goal surge como um elemento central, ainda que frequentemente subutilizado. Este conceito atua como um farol a guiar a equipa Scrum numa jornada onde o foco primordial é a entrega contínua de valor. Através de entregas regulares e iterativas do produto, o Product Goal estabelece um norte claro, direcionando todas as atividades da equipa. Este artigo visa explorar a importância e a aplicação do Product Goal, realçando como ele pode transformar positivamente o processo de desenvolvimento e a gestão do Product Backlog.
Blog Post

Como a Autogestão Funciona no Scrum?

January 11, 2024
A autogestão é um conceito fundamental no universo dos Métodos Ágeis e uma das pedras fundamentais do Scrum. O princípio destacado no Manifesto Ágil ressalta que as melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipas auto-organizadas. Este artigo aborda o conceito de autogestão, explorando sua importância e fornecendo orientações para promovê-la eficazmente em sua equipa.
Blog Post

Agile vs Waterfall: qual a melhor abordagem para o seu Projeto?

July 18, 2023
Este artigo discute as diferenças entre as metodologias de gestão de projetos Agile e Waterfall. O Agile é flexível e incremental, adaptando-se às mudanças, e é adequado para projetos com requisitos voláteis e necessidade de entregas rápidas. O Waterfall é estruturado e sequencial, exigindo planejamento detalhado, sendo adequado para projetos com requisitos estáveis e em ambientes altamente regulamentados. A escolha da abordagem deve considerar as características do projeto e do ambiente, mostrando que em gestão de projetos não existe uma abordagem "tamanho único".
Blog Post

O Scrum Master pode ser rotativo?

April 17, 2023
Como tudo na vida, a rotação do Scrum Master tem seus prós e contras. Cada equipe deve avaliar suas próprias necessidades e escolher se terá um papel fixo ou rotativo. Independente da decisão tomada, é imprescindível cultivar uma dinâmica de aprendizado. Algumas vezes será necessário testar as duas abordagens por um tempo para depois concluir sobre o que é mais benéfico e apropriado para o seu contexto.